" A mi no me ofende que por hablar mucho me llamen loco, Tú dices poco porque sabes poco!"
Calle 13

quinta-feira, 15 de março de 2012

Parabéns Mafalda - 50 anos!



Mafalda se tornou extremamente popular na década de 1970, ao aparecer nas tirinhas do cartunista argentinoJoaquín Salvador Lavado, apelidado de Quino. Mas poucos sabem que ela foi criada em 1962 para uma campanha publicitária de uma máquina de lavar roupas, que deveria ser impressa no jornal Clarín. O diário, no entanto, rompeu o contato com a empresa que estava pagando pelo anúncio e ele nunca chegou a ser publicado.
Foi em 1965, quando os quadrinhos com a personagem passaram a ser estampados diariamente no Mundo de Buenos Aires, que sua fama foi alcançada. A menina de seis anos de idade, dona de comentários ácidos, que odiava a guerra, a injustiça e, principalmente, as convenções sem sentido dos adultos, logo fez sucesso por levantar questões pertinentes a sua época. Tanto que, mesmo após o jornal falir, em 1967, as tirinhas permaneceram “em alta” e passaram a ser publicadas no semanário Siete Dias Ilustrados.
Mas, em 1973, quando Quino percebeu que não poderia usar Mafalda para comentar os assuntos mais recentes, já que seus quadrinhos precisavam ser entregues semanas antes da publicação do semanário, ele decidiu parar de publicá-las.
Desde então, novos desenhos de Mafalda foram criados raramente, feitos apenas para algumas campanhas publicitárias, como as da Unicef. Mesmo assim, suas críticas ainda são atuais e continuam sendo republicadas – vestibulandos que já precisaram explicar as ideias de Mafalda nas redações que o digam!

>>> Quino diz que considera 1964 como o ano de nascimento de Mafalda, pois foi quando a primeira tirinha da personagem foi publicada. Mesmo assim, a personagem foi concebida em 1962. Não tem problema Quino, daqui a dois anos faremos outra homenagem!


Um comentário:

  1. Tá rolando um Tumblr em homenagem a ela! Gostaria que vc conhecesse! Abraço!

    http://mafalda50anos.tumblr.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário! Volte sempre!

Não deixe de ver também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...